Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Verbos e Atividades

Verbos 
    São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos meteorológicos.
Conjugações
Todos os verbos pertencem à três grupos de conjugações:
1ª conjugação- verbos terminados em –ar
2ª conjugação- verbos terminados em –er
3ª conjugação- verbos terminados em – ir
           AMAR        VENDER         PARTIR
Flexões verbais
   O verbo é uma classe gramatical que admite flexão em: número e pessoa, modo, tempo e voz.
       Número e Pessoa
             Eu     →  1ª pessoa do singular
             Tu      →  2ª pessoa do singular
             Ele/ela→ 3ª pessoa do singular
             Nós    → 1ª pessoa do plural
             Vós    →  2ª pessoa do plural
   Eles/elas→ 3ª pessoa do plural
Modos Verbais
Indicativo- é o modo verbal que indica algo certo. 
Seustempos verbais são:
  Presente,Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito, 
  Pretérito Mais que perfeito, Futuro do Presente 
  e Futuro do Pretérito

Subjuntivo- é o modo verbal que indica dúvida, incerteza, 
hipótese. Seus tempos verbais são: Presente, Pretérito e 
Futuro.

Imperativo – é o modo verbal da ordem, do comando; 
não possui tempos verbais, só forma.

SAIBA MAIS

Atividade
Observe a seguinte letra de música e faça o que se pede:
Circule todos os verbos encontrados no modo indicativo;
Divida os verbos encontrados em conjugações;

Classifique-os por seus tempos;

Quando o Sol Se For
Detonautas
Penso no que faço
No que fiz e no que vou fazer
Hoje o seu retrato só me mostra
O que eu quero esquecer
...
Quando o sol se for
Meu amor
Vou onde você for
Quando o sol se for
A luz indicará você pra mim
...
Passo o tempo todo
Tudo passa
Passa a solução
Sempre saio a noite
A noite sempre
Deixa a sensação...

Quando o sol se for
Meu amor
Vou onde você for
Quando o sol se for
A luz indicará você pra mim...(2x
)
E eu fico a te esperar
Abro os olhos mas não posso ver
Não me canso de tentar
Eu não quero entender...
Penso no que faço
No que fiz e no que vou fazer
Hoje o seu retrato só me mostra
O que eu quero esquecer...
Quando o sol se for
Meu amor
Vou onde você for
Quando o sol se for
A luz indicará você pra mim...(3x)
Fui! Fui! Fui!....


Um comentário: